Intervenção no Trauma
sábado, 14/03
|Academia de Música de Lisboa
Formação prática sobre trauma, corpo e regulação, com ferramentas simples para criar contextos mais seguros e sustentáveis, cuidando de quem acompanha e de quem é acompanhado.


Horário e Local
14/03/2026, 10:00 – 25/04/2026, 10:05
Academia de Música de Lisboa, Avenida da Républica nº120 A, Torre Soleil 2780-158 Oeiras
Sobre o evento
A formação aborda os desafios colocados pelo trauma nos contextos de acompanhamento, ensino e intervenção, capacitando profissionais com conhecimentos teóricos e ferramentas práticas para uma actuação ética, informada e sensível ao trauma. Integra a compreensão do impacto do trauma no cérebro e no corpo, incluindo resposta ao stress, Teoria Polivagal e dissociação, com práticas restaurativas que permitem reconhecer sinais de activação e bloqueio.
Oferece ainda ferramentas práticas como grounding e focusing, aplicáveis em atendimentos individuais para promover contextos mais seguros e regulados. Ao incluir estratégias de autocuidado e autorregulação, contribui para prevenir o desgaste emocional e reforçar a sustentabilidade da prática profissional, promovendo uma intervenção centrada na segurança, na consciência corporal e na qualidade da relação.
Objectivo geral:
Integrar práticas somáticas e neurobiológicas no cuidado sensível ao trauma, com foco na segurança relacional, escuta ativa e regulação emocional – em contextos clínicos, institucionais e domiciliares.
Objectivos específicos:
Saber-Saber
